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Sistema de Comunicação
PABX

O que é um sistema PABX?

O PABX é uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que ele permite a conexão direta com outras linhas internas, inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após a configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Além disso, permite uma redução de custos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.

É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como fazer a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total. Fora da central, não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa, como ocorre quando há dois aparelhos na mesma linha.

A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos e chamadas para celular.

PABX analógico, híbrido, IP ou em nuvem: qual escolher?

A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicas, híbridas ou IP. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias. Além disso, há a opção de gerenciar e manter o sistema em nuvem.

Vamos às características de cada um:

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo. É ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:

Seleção automática de linhas – ao realizar a ligação, a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação; por exemplo, o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e, quando passar do tempo, a ligação cairá;
Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
Chamada em espera;
Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
Conexão com porteiros eletrônicos;
Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
Transferência de chamadas;
Identificador de chamadas;
Reuniões por telefone (chamada em conferência);
Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.

O sistema PABX IP utiliza a tecnologia VoIP como base para seu funcionamento. A comunicação VoIP (voz sobre protocolo de internet) opera por meio da conversão da voz em pacotes de dados. Eles são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma como é feito com textos, vídeos e imagens que circulam pela internet. Uma das principais vantagens é a redução de custos e a praticidade para as empresas.

Por utilizar a conexão de internet para o tráfego de voz – por meio de uma rede IP – o PABX IP oferece recursos adicionais, como:

  • Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
  • Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
  • Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho.

O aparelho permite que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.

Vale ressaltar que, para garantir os benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. É um profissional capacitado e que pode fazer com que o equipamento entregue todas as suas funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.

Um projeto de PABX IP apresenta um custo relativamente maior do que o analógico. No entanto, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas. Isso significa que o sistema pode representar uma redução de gastos mais significativa ao longo tempo, devido às vantagens que ele proporciona (que veremos mais adiante neste texto).

O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico e integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:

  • Terminais com tecnologia digital;
  • Maior capacidade de ramais;
  • Consulta de portabilidade para números de celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilita mais economia;
  • Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
  • Realização de chamadas com tecnologia IP;
  • Facilidade na configuração do sistema PABX;
  • Possibilidade de interligação com outros PABX;
  • Possibilidade de interligação com computadores, que podem ter mais ramais;
  • Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).

Outra opção é usar um sistema PABX em nuvem. Ele funciona como um PABX IP, mas
não é necessário instalar um software instalado nos computadores da empresa. Todo o gerenciamento e armazenamento é em nuvem, ou seja, na internet. Assim, a configuração é simples e rápida, com tecnologia plug-in play, e o investimento inicial é baixo. Algumas outras características e possibilidades são:

  • Comunicação em tempo real para todos os navegadores, aplicativos e dispositivos móveis. Facilidade para acessar as funções do ramal. Com um softphone, é possível utilizar o ramal a qualquer hora, de qualquer lugar. Basta instalar e configurar um aplicativo no smartphone;
  • Executa chamadas de voz e vídeo pelo navegador web;
  • Call Center com DAC, URA e discador automático. Permite importar mailings com um sistema profissional para agilizar o atendimento dos clientes. A plataforma liga automaticamente para cada um deles;
  • Captura de tela e gravação de chamadas. É possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas na sua empresa, além de fazer capturas de tela com facilidade;
  • Correio de voz web. O sistema tem a opção de receber recados quando estiver ocupado. Cada ramal possui sua própria caixa postal, com mensagem personalizada;
  • Pode gerar relatórios em tempo real essenciais para uma melhor gestão das filas de chamadas feitas e recebidas em Call Center;
  • Facilidade de alterar e adicionar ramais sem a necessidade de passagem de cabos e outras configurações.

O PABX em nuvem é uma opção bastante flexível. Serve tanto para pequenas empresas, uma vez que o custo de implementação é baixo, quanto para grandes empresas, pois tem recursos de gerenciamento modernos e possibilidade de integração de sistemas. Além disso, é vantajoso porque elimina gastos com manutenção.

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